Sunday, December 11, 2016

Histórico do Santuário



Água Suja, hoje Romaria, começou sua existência como povoado, no tempo da guerra do Paraguai, quando alguns garimpeiros, vindos de Estrela do Sul, descobriram aí ricas jazidas de diamante. Em 1867 foi descoberto o primeiro e daí por diante, o córrego “Água Suja”, que se desemboca no rio Bagagem, tornou-se célebre, emprestando seu nome à povoação que logo foi surgindo com os diamantes.


Nossa Senhora- Seus primeiros habitantes, sempre devotos de Nossa Senhora, como seus antepassados, com grandes dificuldades, iam todos os anos à longínqua Ermida de Muquém (norte de Goiás) a fim de cumprir suas promessas e honrar a mãe de Deus, participando da concorrida romaria anual.



Nossa Senhora da Abadia- Nessa Ermida  era invocada Nossa Senhora da Abadia, invocação importada de Portugal para a capela de São Tomé, na paróquia de São José do Tocantins, em Goiás.



Capela de Nossa Senhora da Abadia- Crescendo, porém, a população de Água Suja, crescia também a dificuldade de se deslocarem os devotos até Muquém. Surgiu então entre os habitantes a idéia de se construir uma capela em honra de Nossa Senhora da Abadia, se os emissários do governo imperial os não viessem incomodar nesse recanto, com a designação para o serviço da campanha do Paraguai.  



Levaram a idéia ao conhecimento de D. Joaquim Gonçalves de Azevedo, bispo de Goiás, pedindo licença para que na capela a ser construída gozassem os peregrinos dos mesmos favores espirituais de que gozavam os de Muquém. O prelado concordou  graciosamente. 



Capela provisória e imagem-  No ano de 1870 foi construída uma capela provisória e deu-se início também ao transporte de material para o futuro santuário. Providenciaram logo a aquisição de uma imagem de Nossa Senhora da Abadia. Foi encomendada de Portugal, na capital de império. Foi transportada do Rio a Barra do Piraí em lombos de animais. E daí em diante veio de trens e carro de bois, trazida pelo viajante português Custódio da Costa Guimarães. O povo feliz foi esperar a imagem a algumas léguas de distância do arraial nascente.  No encontro do povo com o comboio, a imagem foi benta ali mesmo. E assim Nossa Senhora da Abadia, rodeada pelos seus filhos e devotos, foi recebida triunfalmente entre aclamações  apoteóticas e o espocar de fogos de artifício, foguetes e morteiros e aos acordes marciais, sendo entronizada na capela provisória. Quatro anos depois foi levada para a nova igreja ainda inacabada.  



Favores-  A SS. Virgem, vendo a grande fé com que esse povo venerava sua imagem, não cessou, até o dia de hoje, de alcançar de seu Divino Filho, graças extraordinárias e até milagres em favor dos que a  Ela recorrem e procuram neste santuário.



Peregrinos fiéis- Quem uma vez lá ia a Água Suja, por curiosidade, ou por sentimento religioso, assistir aos festejos em honra a SS. Mãe de Deus, nunca mais deixava de lá ir, de modo que as romarias começaram a crescer de ano para ano. De todas as partes do Triângulo Mineiro e dos estados vizinhos, acorriam os romeiros em busca da imagem. A fé, às vezes fraca, aumenta sempre, ao vermos favores dispensados tão generosamente por intercessão de Nossa Senhora da Abadia neste Santuário.



Promessas- Foram e são ainda milhares os peregrinos que se deslocam de grande distância, a fim de cumprirem suas promessas. Incontáveis são os ex-votos que se recebem no Santuário. 



Já no ano de 1919, no dia 15 de agosto, dia anual da festa, o número dos que vieram à romaria foi de mais ou menos 40.000. A festa é sempre precedida de piedosa e concorrida novena, iniciando-se a 06 de agosto.



Santuário episcopal-  Em 1874 pode já a festa ser celebrada na nova igreja, ainda em fase de construção. Em 18 de dezembro de 1907 foi-lhe concedido o título de “Santuário Episcopal de Nossa Senhora da Abadia de Água Suja”. Era paróquia desde o ano 1872. 



Padre Eustáquio-  A 16 de julho de 1925 a paróquia foi confiada à Congregação dos Sagrados Corações. De 1926 a 1935 foi vigário da mesma o Revmo. Pe. Eustáquio Van Lieshout, ss. cc., que faleceu em Belo Horizonte, em 30 de agosto 1943, com fama de santidade.



Foi beatificado aos 15 de junho de 2006 em Belo Horizonte. Em  Eustáquio e junto dele o Memorial de Padre Eustáquio. Os dois inaugurados no mesmo dia da beatificação. 



1929 Padre Eustáquio havia construído um monumento em homenagem a Nossa Senhora da Piedade. Ao lado desse monumento foi construído o Oratório do Bem Aventurado



O Novo Santuário- Em 1926, quando o número dos romeiros já ultrapassava a casa dos cinqüenta mil, na festa de agosto, o santo Vigário de Água Suja, hoje Romaria, Padre Eustáquio Van Lieshout iniciou a construção do majestoso Santuário.



A Imagem de Nossa Senhora da Abadia representa o mistério da Assunção de Nossa Senhora. Leva nos braços seu Filho. Sua festa é por isso mesmo no dia15 de agosto, dia em que a Igreja Universal comemora a Assunção de Nossa Senhora ao céu. 



A Congregação dos Sagrados Corações deixou a coordenação do santuário em 31 de março de 1991 – festa da Páscoa.



1867 – “O descobrimento de diamantes no córrego de Água Suja deu origem ao povoado de mesmo nome.” (Pe. Primo Maria Vieira)



1870 – “Joaquim Perfeito Alves Ribeiro, em companhia do viajante Custódio da Costa Guimarães, faz a aquisição da imagem de Nossa Senhora da Abadia; Esta meiga e linda Imagem, personificando a Virgem, Por todos aclamada e a todos abençoando, entra triunfalmente neste povoado.” (Pe. Primo Maria Vieira) 

Daí começaram as romarias. 


A pé, a cavalo, de carro de boi... de automóvel, caminhão, ônibus... 

“ Quem uma vez veio a este Santuário assistir aos festejos, nunca mais deixou de vir.” (Pe. Primo Maria Viera)


1872 – 19 de julho: foi criada a Paróquia de Nossa Senhora da Abadia de Água Suja. Até 1899, os padres da diocese de Goiás, tomaram conta de Água Suja.



Em 1899 – Chegaram os padres agostinianos, vindos da Espanha. Ficaram até 1916. 

1916 – Padre Primo Maria Vieira nascido em Portugal, foi pároco até 1922. Escreveu a “Monografia da Paróquia e Santuário Episcopal de Nossa Senha da Abadia de Água Suja”. É a nossa história do período de1870 a 1920.


1925 – Chegaram os padres dos Sagrados Corações, vindos da Holanda, tendo à frente Padre Eustáquio; Ficaram até 31 de março de 1991.



1926 – O atual santuário, escolhido pela Mãe de Deus para nele distribuir graças e favores, foi iniciado por Padre Eustáquio. Mutirões de carros de bois ajuda dos romeiros e devotos; O deixaram pronto em maio de 1975.



1994 - Monsenhor Primo Vieira, nascido em Romaria (11/06/1919), sobrinho de Pe. Primo Maria Vieira, padre da diocese de Santos, terminou o livro “Nossa Senhora da Abadia – A História de uma devoção”. Faleceu em Portugal em 22/07/1994.



2001 – 30 de dezembro: A ACADEMIA SENHORA DA ABADIA (ASA), quer com carinho cuidar dessa nossa história. 





Powered by flickr embed.
Tags : ,